A Professora Drª. Maria Goretti da Costa Tavares lançou o livro "Caminhos, Descobertas e Contribuições. Uma Viagem no Tempo e no Espaço com a Geografia (1985 – 2020)", resultado do memorial para professora Titular da Universidade Federal do Pará, realizado em setembro de 2020.

Bacharel em Direito e geógrafa, Drª Maria Goretti integra o nosso quadro de discentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O livro narra sua trajetória acadêmica, com registros das principais atividades desenvolvidas por ela ao longo desses 35 anos de carreira e, de acordo com a mesma,"foi elaborado a partir das informações contidas no Memorial Descritivo da Carreira Docente, documento que teve por objetivo cumprir as exigências legais para a ascensão ao último nível da carreira docente junto ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará"

O Memorial foi apresentado em sessão pública no dia 24 de setembro de 2020 e apreciado por uma banca composta por professores e professoras de diversas instituições do país: Prof. Dr. Saint Clair Cordeiro da Trindade Junior (UFPA) – Presidente; Prof. Dr. Prof. Dr. Jadson Luis Rebelo Porto (UNIFAP); Prof. Dr. José Borzacchiello da Silva (UFCE); Prof. Dr. José Júlio Ferreira Lima (UFPA); Profa. Dra. Leila Christina Duarte Dias (UFSC), e Profa. Dra. Marta de Azevedo Irving (UFRJ).

Para o Prof. Dr. Saint Clair Cordeiro da Trindade Junior (NAEA/UFPA), o livro se diferencia de outras produções do mesmo gênero: "na forma de memorial acadêmico, a obra mostra caminhos percorridos, descobertas intelectuais e contribuições científicas em vinte e cinco anos de vivência no ambiente universitário. Fruto da chamada década perdida dos economistas, a renomada professora é, para o meio acadêmico, um verdadeiro achado, em razão das escolhas que fez e das contribuições que proporcionou a seus pares, a seus alunos e à sociedade de um modo geral. Isso tudo é muito bem relatado no livro. Para uma intelectual de seu porte, “o tempo não para”, como na música de Cazuza. Por isso, o final de seu memorial, agora transformado em livro, não se confunde com o fim de seus projetos, que continuam. Continuam nas pesquisas em turismo e patrimônio e nas redes de pesquisa das quais participa; continuam nos “Roteiros Geo-Turísticos”, ampliando para outros bairros de Belém e municípios do Estado do Pará; continuam na sua militância política por meio da Associação dos Amigos do Patrimônio de Belém (AAPBEL) e do IHGP; e continuam de muitas outras formas, dentro e fora da UFPA."

Interessados(as) no livro podem entrar em contato via email no endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.