O Dr. João Marcio Palheta e o Dr. Christian Nunes, professores do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO), da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizaram missão acadêmica/científica, entre os dias 11 e 25 de novembro de 2022, no Instituto Politécnico de Beja (IPBEJA), Portugal. Foram recebidos pela Presidente do IPBEJA, Dra. Maria de Fátima Nunes Carvalho. A missão dos pesquisadores teve como um dos objetivos o fortalecimento do Acordo e Cooperação entre o IPBEJA e a UFPA no âmbito do projeto “Mapeamento dos Impactos Territoriais dos Grandes Empreendimentos de Mineração na Amazônia Brasileira”, com colaboração da Comissão de Relações Internacionais da OAB/Pará e financiado pelo CNPq e desenvolvido em parceria com a Dra. Maria de Fátima Carvalho, para debater os impactos socioambientais gerados por grandes empreendimentos na Amazônia Brasileira e apresentação do projeto aos pesquisadores Dra. Anabela Durão, Dra. Flávia Matias, Dr. Humberto Chaves, Dra. Maria Adelaide Almeida. No cronograma de atividades de reuniões, seminários, palestras (no âmbito do Ciência Viva Programa Nacional de Incentivo à Ciência do Governo Portugês) e visitas às instalações do IPBEJA.

Também, foram realizadas visitas as minas do município de Aljustrel com a Dra. Flávia Matias e a Dra Renata Ferreira; visita à cidade de Serpa a convite da presidente do IPBEJA, e visita ao Concelho de Chamusca às instalações da Usina de reciclagem de produtos perigosos, com a Dra. Ana Cristina Pardal; reunião com a coordenação de relações internacionais com Cristina Palma e Ana Mestre. Os pesquisadores realizaram reuniões científicas, com os dirigentes da Escola Superior Agrária (ESA) do IPBEJA Dr. Manoel Patanita e Dra. Patrícia Palma e o Dr. Augusto Lança; Na Escola Superior de Educação reunião e palestras no Mestrado em Serviço Social, Risco e Desenvolvimento Local com mestrandos e com a Dra. Ana Fernandes e no Mestrado em Desenvolvimento Comunitário e Empreendedorismo com mestrandos e com a Dra. Maria Inês Faria;   reunião no Mestrado em Turismo com o Dr.Victor Figueira.

Na Escola Superior Agrária, visita aos laboratórios (ESA) com a professora Alexandra Afonso; na Cátedra de Botânica com Dr. Luiz Carvalho. Reunião com Reitor da Universidade Luanda Dr. Alfredo Buza a convite da Dra. Maria de Fátima Carvalho; Reunião com Dr. Nuno Sidônio Andrade Pereira na Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

Além das parcerias, atividades acadêmicas, pesquisas, orientações, eventos científicos e publicações científicas, a mobilidade acadêmica de discentes e docentes para o IPBEJA foi um dos assuntos tratados. No ano de 2023, está prevista a ida da doutoranda do PPGEO Michele Berino orientanda do Dr. João Marcio Palheta (UFPA) em coorientação com a Dra. Maria de Fátima Carvalho (IPBEJA), para desenvolvimento de sua tese; a ida de mestrandos e doutorandos, retorno dos pesquisadores da UFPA ao IPBEJA para participação em eventos científicos e continuidade dos projetos em parcerias.

A Presidente do Instituto Politécnico de Beja/Portugal Dra. Maria de Fátima Carvalho recebe os professores Dr. João Marcio Palheta  e Dr. Christian Nunes  da Universidade Federal do Pará.