Área de Concentração
Organização e Gestão Territorial: A área de concentração Organização e Gestão Territorial foi delineada no sentido de enfatizar os processos que presidem, sustentam e estruturam a organização do território e sua gestão. No interior da área distinguimos duas dinâmicas sob as quais se formam as linhas do programa.
Linhas de Pesquisa
1. Dinâmicas territoriais na Amazônia
A linha reúne pesquisas com objetivos de estudar as dinâmicas territoriais na Amazônia, pautando o ordenamento territorial a partir de analises multiescalares, buscando entender as adversidades geográficas e diferentes nexos existentes no campo, na cidade, no rural e no urbano, bem como as relações entre essas situações geográficas.
1.1 Corpo Docente:
- Adolfo da Costa Oliveira Neto
- Clay Anderson Nunes Chagas
- Gilberto de Miranda Rocha
- João Márcio Palheta da Silva
- José Antônio Herrera
- José Queiroz de Miranda Neto
- João Santos Nahum
- Jovenildo Cardoso Rodrigues
- Márcio Douglas Brito Amaral
- Maria Goretti da Costa Tavares
2. Dinâmicas socioambientais e Recursos Naturais na Amazônia
A linha agrupa pesquisas sobre sociedade/natureza na Amazônia e o uso dos recursos florestais, minerais, hídricos; análises dos conflitos no campo pelo uso dos recursos; movimentos socioterritoriais de populações tradicionais; estudos ambientais com foco na gestão dos recursos hídricos e áreas protegidas em espaços urbanos e rurais; análise de riscos de desastres e vulnerabilidade, e adaptação as mudanças climáticas na zona costeira; e estudos de geotecnologias aplicadas à análise e planejamento ambiental.
Corpo docente da linha:
Alan Nunes Araújo
Arlete Silva de Almeida
Carlos Alexandre Leão Bordalo
Christian Nunes da Silva
Cláudio Fabian Szlafsztein
Eder Mileno Silva de Paula
Gabriel Alves Veloso
Márcia Aparecida da Silva Pimentel
Maria Rita Vidal
Milena Marilia Nogueira de Andrade
Ricardo Ângelo Pereira de Lima
Wellington de Pinho Alvarez
3. Educação Geográfica e Processos Espaciais
Análise e debate sobre os pressupostos teóricos e metodológicos que compreendem a Educação Geográfica relacionadas ao campo educacional formal e não-formal: conceitos, teorias e metodologias das pesquisas geográficas, considerando as práticas educativas dos geógrafos-educadores em diferentes contextos formativos, com seus fundamentos conceituais e referenciais teórico-práticos. Priorizando as seguintes temáticas: Práticas educativas e inovação: linguagens, recursos didáticos e tecnologia. Políticas e práticas da educação inclusiva. Espaço geográfico e educação; cidades educadoras. Educação ambiental. Cartografia escolar. Educação Patrimonial. Práticas educativas do estudo de meio e de estudos de caso. Elementos naturais e ensino de geografia. Educação do Campo. Linguagem e tecnologia no ensino de Geografia e na formação de professores. Políticas Públicas educacionais. Currículo, interdisciplinaridade e educação geográfica.
Corpo Docente da Linha :
Benedita Alcidema Coelho dos Santos Magalhaes
Carlos Alexandre Leão Bordalo
Eder Mileno Silva De Paula
Jose Antônio Herrera
Leonardo Pinto dos Santos
Marcia Aparecida da Silva Pimentel
Maria Goretti da Costa Tavares
Tiago Barreto de Andrade Costa
Wellington de Pinho Alvarez