Acompanhamento de Egressos
O reconhecimento da importância acadêmica, científica, institucional e política do Programa para Amazônia demostra-se também pela origem do discentes. O programa absorve estudantes do estado do Pará e de outros estados da região, provenientes de instituições de ensino superior, profissionais de outras autarquias e de órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Contamos até o final ano de 2014 com 121 alunos egressos e 121 dissertações defendidas e 44 discentes matriculados. Esses números revelam a inserção social e regional do Programa, que possibilita aos discentes do estado do Pará e de outros estados, tais como Maranhão, Amapá e Tocantins, cursarem pós-graduação pública, gratuita e, sobretudo de qualidade, pois contamos com um quadro qualificado de docentes que vivifica, aprimora e inova no campo geográfico da região. Desde o processo seletivo de 2014 o Programa visa atrair alunos estrangeiros. O que veio a dar resultados no processo seletivo de para o ano de 2015, pois foram aprovados um aluno da Bolívia e um de Cabo Verde, bem como temos um docente de Cuba realizando estágio de pós-doutoramento, fruto de um projeto desenvolvido pelo professor Cláudio Fabian Szlafsztein. A vinda de discentes da Latino-América e da África expressa nossa intenção de dialogar com sociedades e espaços que tem sua formação sócio-espacial semelhantes à brasileira.
Nossa contribuição para a sociedade amazônica é intensa e abrangente, destacando-se na formação de pesquisadores que ingressam na carreira do ensino superior em instituições de ensino federal e estadual. É constante a participação de nossos egressos nos processos seletivos para provimento de cargo de ensino superior, bem como no preenchimento das vagas. Assim temos cinco (05) na Universidade Federal do Pará, três (06) na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), três (03) na Universidade Estadual do Pará (UEPA), um (01) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), um (01) na Universidade Estadual do Amapá (UEAP), um (01) na Universidade Federal do Amapá quatro, (06) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), (01) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) na Universidade Federal do Pará- cinco(05) no Campus de Marabá e três (03) no Campus de Altamira. Temos egressos aprovados em concursos públicos ou contratados em instituições, autarquias e empresas diversas como POLÍCIA MILITAR DO PARÁ, IDEFLOR, COSANPA, SUDAM, INCRA, PRODEPA/PARÁ, EMBRAPA, MPEG, IBAMA, ICMBIO, VALE, CODEM/PARÁ, SEFIN/PARÁ, ADEPARÁ, IPHAN, EMATER, SETUR/PARÁ, SIPAM, IDESP/PARÁ, INPE, DNPM, CPRM, ITERPA/PARÁ, SEMA/PARÁ, SEPAQ/PARÁ, IBGE.
Contribuímos para o processo de interiorização do curso de geografia da Universidade Federal do Pará. Nossos docentes atuaram e atuam na formação de licenciados e bacharéis em geografia nas cidades de Juruti, Parauapebas, Oriximiná, Nova Esperança do Piriá, Abaetetuba, Castanhal, Breves, dentre outros, permitindo a qualificação profissional de centenas de geógrafos, pois além de ministramos disciplinas orientamos os trabalhos de conclusão de curso.
Nossos docentes e discentes constantemente fazem-se presentes na mídia impressa e televisionada para emite ponto de vista acerca de temas desenvolvidos em seus projetos de pesquisa e de dissertação. Temas como expansão do agronegócio na Amazônia, riscos e impactos ambientais, gestão dos recursos hídricos, problemas urbanos, dentre outros.