A professora Maria Goretti da Costa Tavares coordena o projeto de extensão Roteiros Geoturísticos - Conhecendo o Centro Histórico de Belém na Amazônia. 

Premiado nacionalmente pelo IPHAN em 2016, na categoria de projetos de iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do patrimônio cultural, envolvendo todos os campos da preservação, oriundas do setor público, do setor privado e das comunidades, o projeto conta com nove roteiros, desde sua primeira edição em 2011, passando por pontos turísticos da cidade e de grande valor histórico para a população paraense, como o Ver-o-Peso, Belle Epoque, Campina, Reduto, Batista Campos, Umarizal, Estrada de Nazaré.  

Os roteiros também ocorrem fora do centro de Belém, em experiências coordenadas por professores colaboradores, como em Cametá, coordenado pelo professor do curso de Geografia da UFPA José Carlos Cordovil. Outras cidades, como Altamira, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras, também já foram contempladas com a experiência do projeto.

Interfaces com a Educação Básica

Pesquisadores formados no PPGEO atuam na educação básica, sobretudo na rede pública de ensino municipal e estadual. Ainda que o ensino de geografia não se faça presente nas linhas de pesquisa do Programa, os seminários, encontros, conferências, enfim as atividades acadêmicas promovidas pelo PPGEO estendem-se às instituições de ensino. Nos momentos em que recebemos pesquisadores de outras instituições, seja para compor as bancas de defesa de dissertação ou mesmo em missões de estudo, estendemos às comunidades acadêmica em geral o convida a participar da programação que traçamos. Trata-se de ações com vistas a fomentar a cultura acadêmica do debate e livre circulação de ideias, proporcionando o diálogo profícuo, horizontal e criativo.

 

A professora Márcia Aparecida da Silva Pimentel desenvolve os seguintes projetos de extensão: Educação Ambiental nas Resex Marinhas de Mocajuim - São João da Ponta/PA e Mãe Grande de Curuçá - Curuçá/PA. Os projetos estão em andamento e contam com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA.

O professor João Marcio Palheta da Silva desenvolve o projeto de extensão Capacitação de Técnicos Municipais na implementação do Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM), com uso de sistemas de informações geográficas. O projeto objetiva principalmente capacitar 80 técnicos municipais para implementação do Cadastro Territorial Multifinalitário em seus municípios, como contribuição ao processo de regularização urbana e como ferramenta de auxílio nas tomadas de decisão relacionadas às ações de regularização fundiária nos municípios participantes. O CTM é bastante abrangente e compreende uma base única para toda a infraestrutura de dados espaciais referentes ao território; sendo assim, sua estrutura compreende a junção de cadastros temáticos que detêm informações preciosas, dentre os quais: Cadastro Imobiliário; Cadastro Tributário; Cadastro de Infraestrutura; Cadastro Socioeconômico; Cadastro de Rede Viária; Cadastro Planialtimétrico; Cadastro de Áreas Verdes, de Preservação e de Lazer. Construir e manter um sistema cadastral adequado exige empenho e precisão, pois possui como alicerce um sistema geodésico e uma base cartográfica que necessita de constante atualização. O projeto encontra-se em andamento e conta com auxílio financeiro do Ministério das Cidades.