I SEMINÁRIO DE PESQUISA:

 Dinâmicas territoriais do espaço rural na Amazônia 

 27 de setembro de 2017 no auditório do IFCH

 

Desde 2008 o GRUPO DE PESQUISA: DINÂMICAS TERRITORIAIS DO ESPAÇO AGRÁRIO NA AMAZÔNIA (GDEA) reúne docentes e discentes da graduação e da pós-graduação em Geografia da UFPA e de outras instituições de ensino superior como o propósito de investigar, analisar e elaborar sínteses acerca das dinâmicas territoriais do espaço agrário na Amazônia, principalmente àquelas envolvendo camponeses, ribeirinhos e quilombolas. Contribuindo, portanto, para compreensão das problemáticas e desafios relacionadas aos usos do território na Amazônia neste início de século XXI.

 

 O primeiro Seminário de pesquisa constitui-se em espaço de diálogo e troca de experiência entre o Grupo e a sociedade amazônica em geral, sobretudo organizações e movimentos sociais, grupos e instituições de pesquisa. Exporemos algumas de nossas pesquisas realizadas no âmbito do programa de pesquisa Formação Territorial Rural da Amazônia. Elas ganharam forma de projetos de pesquisa de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso, plano de trabalho de iniciação científica e do programa de educação tutorial PET-Geografia. 

 

MANHÃ

8:30hs- Apresentação do grupo: Apresentação do Grupo do Programa de Pesquisa do Grupo

9:30hs- Mesa Redonda: Interpretações geográficas I

 

Prof. Msc. Leonardo Sousa dos Santos  (PPGEO/GDEA)

Profª. Msc. Joelma de Oliveira (SEDUC/GDEA)

Prof. Carlos Mascarenhas (SEDUC/GDEA)

Mediadora: Graduanda Jakeline Brito (GDEA/FGC)

 

TARDE

14:00hs- Mesa Redonda: Interpretações geográficas II

 

Prof. Msc.  Cleison Santos (SEDUC/GDEA)

Profª. Msc. Ana Claudia (GDEA)

Prof.Msc. João Paulo Thury

Mediadora: Graduanda Ana Marcela Alves dos Santos (PET/Geografia)

 

Vagas limitadas, inscrições pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

Emissão de Certificado