Acompanhamento de Egressos
O PPGEO tem impacto econômico, social e cultural, pois compreende-se que a pós-graduação tem responsabilidade para com a redução das desigualdades regionais. Sendo Pós-Graduação, nossos cursos de mestrado e doutorado formam quem vai formar, tal como demonstramos no perfil dos egressos. Eles têm suas vidas ressignificadas para melhor a partir de sua titulação no Programa, aplicam os conhecimentos obtidos no planejamento, na pesquisa, na docência e gestão pública e privada na região amazônica. Essa inserção social envolve a formação de recursos humanos qualificados para a administração pública ou a sociedade civil no intuito do aprimoramento da gestão pública e para a formação de um público que faça uso dos recursos da ciência e do conhecimento.
O compromisso do PPGEO com a realidade local/regional, pode ser atestado quando parte importante de seu corpo docente tem relevante atuação junto à órgãos públicos e organizações da sociedade civil, contribuindo para a aproximação entre universidade e sociedade em geral e colocando os conhecimentos gerados no âmbito do PPGEO à serviço da sociedade em prol da superação dos problemas locais, regionais e nacionais. Nesse sentido, por se localizar na Amazônia, território de muitos conflitos e disputas de ordem ambiental e social, essa atuação se torna parte essencial das atividades docentes.
Além da produção acadêmica e dos projetos de pesquisa e extensão, o impacto do social do PPGEO pode ser indicado pela participação de docentes em organizações e entidades representativas da sociedade civil, dialogando diretamente com suas demandas e muitas sendo objetos de dissertações e teses. Nesse aspecto temos a participação de docentes do PPGEO em Comitês e Conselhos Deliberativos ou Consultivos.
Contribuímos para o processo de interiorização do curso de geografia da Universidade Federal do Pará. Nossos docentes atuaram e atuam na formação de licenciados e bacharéis em geografia nas cidades de Juruti, Parauapebas, Oriximiná, Nova Esperança do Piriá, Abaetetuba, Castanhal, Breves, dentre outros, permitindo a qualificação profissional de centenas de geógrafos, pois além de ministramos disciplinas orientamos os trabalhos de conclusão de curso.
Nossos docentes e discentes constantemente fazem-se presentes na mídia impressa e televisionada para emite ponto de vista acerca de temas desenvolvidos em seus projetos de pesquisa e de dissertação. Temas como expansão do agronegócio na Amazônia, riscos e impactos ambientais, gestão dos recursos hídricos, problemas urbanos, dentre outros.
Portanto, o impacto e a inserção social do PPGEO não é apenas quantitativo ou qualitativo, pois a dimensão espacial dessa inserção é notável para o contexto Amazônico. Importa-nos, fundamentalmente, construir um conhecimento para além dos muros da Universidade e, por esse meio, participar dos Conselhos e Comitês, além de contribuir com a elaboração dos movimentos sociais, envolver-se com o movimento da sociedade e aprender com todos eles sobre a importância da práxis. E isso está na ordem do dia, sobretudo na Amazônia, onde são muitos os povos tradicionais e grandes os conflitos socioespaciais (e suas abordagens socioambiental, sociocultural) que os envolve e que, certamente, nos envolve.