A abertura do Seminário contou com a presença do Presidente da ANPEGE, alunos e professores para discutir o atual cenário da pesquisa científica na geografia. O evento segue até quarta-feira. 

 

O PPGEO realizou na manhã de hoje a abertura do I Seminário de Pesquisa do Programa no auditório do Instituto de Geociências da UFPA. O evento teve início com uma conferência intitulada “Cenários da Pós-graduação em Geografia” ministrada pelo Prof. Dr. Manoel Fernandes de Sousa Neto, Presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE).

O Seminário é uma programação organizada por pesquisadores do Programa com o objetivo de realizar um intercâmbio entre pesquisadores da Amazônia de diversas áreas e promover o fortalecimento da pesquisa na região.

 

Durante a conferência de abertura o professor Manoel Fernandes levantou questões importantes sobre a atual situação da pós-graduação e pesquisa no Brasil, como a relação mercadológica de produção científica que parece ditar e construir esses cenários debatidos e a maneira como as mudanças na formação de docentes vêm se dando nesse contexto nos últimos anos. “O que nós temos na verdade neste cenário é o controle do processo de elaboração do pensamento monopolizado por instituições privadas através dessa parafernália de instrumentais com os quais nós lidamos na pesquisa”, explica o professor. Manoel Fernandes abordou ainda outras questões como a hegemonia de países europeus e os E.U.A no ambiente competitivo de rankings de publicações exigidos pelas agências de fomento à pesquisa, segundo ele “dos principais periódicos hoje do mundo, no campo da geografia, dentro dos 100 melhores colocados não existe nenhum publicado no Brasil”.

O evento terá ainda três mesas redondas a ocorrerem nos próximos dias e apresentações de trabalhos de discentes do Programa e de outas instituições de Belém, o encerramento será na quarta feira pela manhã também no auditório de geociências.

Para mais informações acesse nossa página no facebook: https://goo.gl/HwZ9vT

 

Texto e Fotos: Victor Melo-Bolsista em Comunicação.