No dia 06/03 (sexta-feira) ocorrerá o Exame de Qualificação de Mestrado da discente Tayná Cristiny Nunes Flexa Rodrigues, com o trabalho intitulado "Seca em Sistemas de Água Urbano: Medidas Adaptativa Autônomas usadas pela população na cidade de Belém, Pará", às 9h no PPGEO - IFCH - UFPA. A qualificação é aberta ao público.

O PPGEO convida a todos para a Defesa de Mestrado do discente Kente Fragelus com o trabalho intitulado "Contribuição da agricultura urbana e periurbana ao desenvolvimento local do município de Marituba - Pará", que ocorrerá no dia 06/03 (sexta-feira) às 8h30 no PPGEO - IFCH - UFPA.

O PPGEO convida todos para o Exame de Qualificação de Mestrado da discente Géssica dos Santos Rodrigues com o trabalho intitulado "Financiamento climático para adaptação na Amazônia: Análise da vulnerabilidade e prontidão nas cidades", que ocorrerá no dia 05/03 (quinta-feira) às 9h, no PPGGEO - IFCH - UFPA.

O PGGEO convida a todos para o Exame de qualificação da mestranda Lucimar Costa Pereira, com o trabalho intitulado "Qualidade Ambiental Urbana: um estudo quantitativo e qualitativo em uma cidade média na Amazônia.", que ocorrerá no dia 20/03 (quinta-feira) na sala de atividades do PPGEO, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFPA).

O PPGEO convida a todos para a primeira defesa de mestrado de 2020, da discente Aline Soares de Lima, com a dissertação intitulada "Diagnósticos das unidades de paisagem na bacia hidrográfica do Rio Marapanim, Pará: Subsídios ao planejamento ambiental.", que ocorrerá no dia 19/02 (quarta-feira) às 9h, na sala de atividades do PPGEO/IFCH.

O PPGEO convida a todos para o Exame de Qualificação de Doutorado do discente Daniel Araújo Soares, com o trabalho intitulado "Patrimônio territorial da União Federal: Espaço, território e trabalho nos terrenos da Marinha da zona costeira continental do estado do Pará.", que ocorrerá no dia 18 de dezembro de 2019 às 9h30, no Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará.

 

Hoje ocorrerá a qualificação de doutorado do discente Denison da Silva Ferreira com o trabalho intitulado "Produção do espaço ribeirinho na Amazônia paraense: Uma análise a partir das ilhas de Abaetetuba". A qualificação será realizada às 14h, no PPGEO - IFCH - UFPA.
 

COMUNICADO: Dia 12 de dezembro de 2019, à 9h, será realizada a V etapa do Processo Seletivo 1/2019 do PPGEO, para mestrado e doutorado, com prova de proficiência em línguas. 

 

Em Belém será realizada no PPGEO/IFCH e em Altamira, na Faculdade de Geografia. Será permitido o uso de dicionário.

Em comemoração aos oito anos do Projeto Roteiros Geo-Turísticos da UFPA, no dia 7 de dezembro ocorreu o lançamento do livro Geografia, Patrimônio & Turismo na Amazônia Brasileirano Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP). Projeto Geo-Turístico em Belém do Pará. A obra sintetiza e registra diversas experiências desse projeto.

PROCESSO SELETIVO 1/2019 - PPGEO - MESTRADO

RESULTADO AVALIAÇÃO ENTREVISTAS

(POR ORDEM ALFABÉTICA)

                       

CANDIDATO (A)

SITUAÇÃO

1

ADRIANO OLIVEIRA REBOUÇAS

APROVADO

2

ALICE CAROLINA CAMPELO DE OLIVEIRA ANDRADE

APROVADA

3

ALINE LIMA PINHEIRO MACHADO

APROVADA

4

BIANCA ROBERTA DA ROCHA PEREIRA

APROVADA

5

BRUNA DUARTE DE SOUZA

APROVADA

6

CAROLINA DA SILVA GONÇALVES

APROVADA

7

CLAUDIO DA CONCEIÇÃO ALVARENGA SOUZA

REPROVADO

8

DANILO AGUIAR MACHADO

APROVADO

9

DANILLO VAZ COSTA

REPROVADO

10

DARISMAR SILVA SOARES

APROVADA

11

ERICSON QUARESMA AIRES

REPROVADO

12

ÉRIKA PATRICIA DA SILVA SILVA

APROVADA

13

ERLEN ASSIS DE ALMEIDA

REPROVADA

14

GILMARA OLIVEIRA DA SILVA

APROVADA

15

HENRIQUE PAIVA LOPES

APROVADO

16

HUDSON NASCIMENTO DE SOUSA FILHO

APROVADO

17

JACOBSON JOSÉ ESTUMANO SANTOS

APROVADO

18

JAYLIM REIS DE FREITAS

APROVADA

19

JEANE DA SILVA SOBRERO

APROVADA

20

JOÃO EDUARDO SILVA DE ALMEIDA

APROVADO

21

JULIANA DA SILVA QUEIROZ

REPROVADA

22

KAMILLA OLIVEIRA LOPES

APROVADA

23

KESLLEY ARAÚJO EMERIK RIBAS

APROVADO

24

LEONARDO CRUZ COSTA

APROVADO

25

LETÍCIA FELIZARDO DE OLIVEIRA

REPROVADA

26

LUANA HELENA OLIVEIRA MONTEIRO GAMA

APROVADA

27

MARIA LUCIANA TRIGUEIRO DA SILVA

APROVADA

28

NATHANY MELO MACHADO ARCANJO

APROVADA

29

NELSON GABRIEL DA SILVA SINDEAUX

APROVADO

30

PAULO GILBERTO SILVA SANTOS

REPROVADO

31

RENATO DE LIMA ALVES

APROVADO

32

RICARDO DE LIMA DIAS

APROVADO

33

ROBSON LEOCADIO DA SILVA

APROVADO

34

RODRIGO LUCIANO MACEDO MACHADO

APROVADO

35

SAMIRA FREITAS DE ARAÚJO

APROVADA

36

SIMONE DE JESUS BARROS DA SILVA

APROVADA

37

STHEFANE MICAELA CARVALHO DE SOUSA

APROVADA

38

TANIZY ELIANHY BARATA PEREIRA

APROVADA

39

THALITA BRENA SOUZA DE MIRANDA

APROVADA

40

VAGNER NASCIMENTO COSTA

APROVADO

41

YURI FERNANDO OLIVEIRA DE AVELAR

APROVADO

 

Belém, 09 de dezembro de 2019. 

BANCA EXAMINADORA

PROCESSO SELETIVO 1/2019 - PPGEO - DOUTORADO

RESULTADO AVALIAÇÃO ENTREVISTAS

(POR ORDEM ALFABÉTICA)

CANDIDATO(A)

SITUAÇÃO

1

ALBENITA RIBEIRO DOS SANTOS

APROVADA

2

ANDRÉ FELIPE DOS SANTOS VASCONCELOS

APROVADO

3

ANGEL MARQUES AMADOR

APROVADO

4

ANTONIO MARCOS DA SILVA ALBUQUERQUE

APROVADA

5

ARTHUR ARTEAGA DURANS VILACORTA

APROVADO

6

CARLOS ALBERTO DE SOUZA MASCARENHAS

APROVADO

7

DANILO JOSÉ FRANCO COUTINHO

APROVADO

8

ELLEN CRISTINA DO MONTE SILVA

APROVADA

9

FELIPE ALAN SOUZA SANTOS

APROVADO

10

FELIPE GIORDANO AZEVEDO DA SILVA

APROVADO

11

FERNANDO JUNIO DA COSTA SANTOS

APROVADO

12

GLEICIELY BARROSO CARVALHO

APROVADA

13

HERIQUE HEBER DOS SANTOS REIS

APROVADO

14

JOSELENE FERREIRA MOTA

APROVADA

15

JUCILENE BELO DE OLIVEIRA SILVA

APROVADA

16

LARISSE FERNANDA PEREIRA DE SOUZA

APROVADA

17

MARLON COSTA DE MENEZES

APROVADO

18

MICHEL PACHECO GUEDES

APROVADO

19

MICHELE DE OLIVEIRA BERINO

APROVADA

20

MILENA DE NAZARÉ SILVA SANTOS

APROVADA

21

ROBSON LUIZ COSTA SANTOS ARRAES

APROVADO

22

ROMÁRIO VALENTE SANTOS

APROVADO

23

TATIANA ROCHA DE AZEVEDO

APROVADA

24

VIVIANE CORREA SANTOS

APROVADA

25

WELLINGTTON AUGUSTO ANDRADE FERNANDES

APROVADO

Belém, 09  de dezembro de 2019.

BANCA EXAMINADORA

O Programa de Pós-Graduação em Geografia convida todos a participarem da defesa de doutorado do discente Leonardo Sousa Dos Santos, que ocorrerá no dia 10/12, terça-feira. O trabalho intitulado "Dendeicultura e transformação da paisagem rural na microrregião de Tomé açu, Nordeste Paraense" será apresentado às 14h no Mini-Auditório do PPGA, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA.

 

O PPGEO convida todos a participarem da Vernissage da exposição fotográfica "Terra do Carimbó da Terra", fruto da dissertação de mestrado intitulada "Marapanim 'Terra' do Carimbó", desenvolvida pelo Me. Felipe Giordano Azevedo da Silva, no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará.

O evento ocorrerá dia 29/11 na Secretaria de Cultura de Castanhal às 19h. A exposição ficará disponível até o dia 31/12, com horário de funcionamento de 8h às 18h.

 

Em assembleia geral realizada nesta quarta-feira, 19, no hall da Reitoria da UFPA, os técnicos-administrativos aprovaram paralisação nos dias 26 e 27 de novembro. Em razão disso a prova escrita do processo seletivo para mestrado e doutorado foi transferida para o dia 28 de novembro, das 9h às 13h, no PPGEO/IFCH. É indicado que chegue com, no mínimo, 1h de antecedência para evitar transtorno. Não esqueça de trazer o documento oficial com foto (RG, CNH etc).

Avisamos ainda que o resultado das avaliações dos projetos de pesquisa serão divulgados no dia 25 de novembro de 2019.

O PPGEO deseja a todos uma ótima prova e pedimos que compartilhem e informem aos colegas sobre essa alteração.

No dia 06 de novembro de 2019, na Igreja de Santo Alexandre - Museu de Arte Sacra ocorreu a abertura do III Seminário Internacional de Turismo, Patrimônio e Politicas Públicas no NAEA 

No dia 04 de novembro de 2019, ocorrerá a qualificação de doutorado da discente Léa Maria Gomes da Costa. O trabalho intitulado "Habitação, moradia e periferização na metrópole de Belém" será apresentado às 14h no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA.

É com grande satisfação que realizamos o II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós–graduação em Geografia na UFPA, evento que tem como objetivo divulgar e promover o intercâmbio da produção geográfica contemporânea entre a comunidade científica, destacando o papel da pós-graduação em Geografia na região Amazônica.
O seminário será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro de 2019.

As inscrições podem ser realizadas no site do evento.

No dia 01 de novembro de 2019 ocorrerá a defesa de doutorado do discente Alan Nunes Araújo intitulada "Análise Integrada da bacia hidrográfica do Rio Araguari - AP: Subsídios ao planejamento ambiental.", às 8h30 no Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UFPA.

 

 

ATENÇÃO

Já está disponível o edital ao mestrado e doutorado em Geografia da UFPA. O período de inscrição é de 16 de outubro a 17 de novembro de 2019, pelo SIGAA.

EDITAL

O Programa de Pós-Graduação em Geografia informa que neste mês ocorrerão o III Encontro da Rede de Geografia Pesca e II Seminário Socioambiental Global da Baía de Sepetiba e Baía de Ilha Grande, entre os dias 21 e 25 de Outubro de 2019, no Rio de Janeiro (UERJ).

Para mais informações acesse o site do evento.

No dia 4 de outubro (sexta-feira) também ocorrerá a Mesa "Urbanização e Fragmentação Sócio Espacial: Análise comparativa entre Brasil e Argentina face ao contexto neoliberal", às 16h no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA (IFCH).  Não perca!

O Programa de Pós-Graduação em Geografia convida a todos e todas para a palestra "A Geografia Agrária e formação de educadores do campo." , que ocorrerá no dia 4 de outubro, às 9h30 no auditório do Instituto de Filofsoia e Ciências Humanas da UFPA (IFCH). 

 

 

No dia 10 de setembro de 2019 ocorrerá a Qualificação de Doutorado do discente Leonardo Sousa dos Santos, com o trabalho intitulado "Dinâmica da Paisagem Rural e Dendeicultura na Microrregião de Tomé-Açu, Nordeste Paraense.".

Hora: 14h

Local: PPGEO|IFCH|UFPA

 

O Programa de Pós-Graduação em Geografia convida a todos e todas para a Qualificação de Mestrado da discente Maria Helena Fortes Vaz Carvalho, com o trabalho intitulado "Reestruturação e Consumo do Espaço na Metrópole: Uma Análise da Centralidade Urbana na Avenida Augusto Montenegro, Belém-Pa."

Data: 30 de Agosto de 2019

Horário: 14h

Local: PPGEO|IFCH|UFPA

O Programa de Pós-Graduação em Geografia disponibiliza o Estatuto e Regimento Geral dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu, oferecidos pela Universidade Federal do Pará. O regimento foi instituído pela Vice-reitoria da Instituição e visa cumprir seus objetivos do Ensino e Extensão por meio dos cursos de pós-graduação, nos níveis de mestrado e doutorado.

Mais informações acesse a Resolução N.3.870/2019

A editora GAPTA - UFPA lança o livro "Produção Espacial e Dinâmicas Socioambientais no Brasil Setentrional". O lançamento ocorrerá no Estande da Editora da UFPA na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, no dia 29 de agosto de 2019 às 17h30.

O livro foi organizado pelos docentes:

Christian Nunes da Silva

Cristiano Quaresma de Paula

João Marcio Palheta da Silva

O Programa de Pós-Graduação em Geografia convida a todos e todas para a sua primeira Defesa de Doutorado, do discente  Luiz Carlos Bastos Santos, intitulada “Desenvolvimento capitalista e condição de vida de famílias deslocadas compulsoriamente para reassentamento rural coletivo em Vitóra do Xingu, Estado do Pará.”

Data: 28 de agosto de 2019

Horário: 17h30

Local: Auditório Setorial Básico II - UFPA

 

A discente Mônica Maria Queiroz de Freitas defende a dissertação intitulada "Produção da moradia e da desigualdade socioespacial"

Data: 30 de Agosto de 2019

Horário: 15h30

Local: PPGEO|IFCH|UFPA

 

Título: “Identificação do Grau de Isolamento dos Municípios na Província de Chiloé: Uma Contribuição na Gestão Costeira”

Autor: Francisca Celina Rojas Zamorano

MESTRADO

Locais das provas: 

ALTAMIRA

Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará,Campus Universitário de Altamira, Rua Coronel José Porfírio, n. 2515 – Campus II, Altamira,PA – CEP 68.371-040

Sala 03 da Faculdade de Geografia

Dia: 24 de Janeiro de 2019 às 09 Horas

(MESTRADO E DOUTORADO)

 

BELÉM

Instituo de Filosofia e Ciências Humanas - UFPA Campus Guamá

Sala de Atividades do PPGEO

MESTRADO E DOUTORADO

Locais das provas: 

ALTAMIRA

Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará,Campus Universitário de Altamira, Rua Coronel José Porfírio, n. 2515 – Campus II, Altamira,PA – CEP 68.371-040

Sala 03 da Faculdade de Geografia

Dia: 24 de Janeiro de 2019 às 09 Horas

(MESTRADO E DOUTORADO)

 

BELÉM

Instituo de Filosofia e Ciências Humanas - UFPA Campus Guamá

Sala de Atividades do PPGEO

O projeto Roteiros Geo-turísticos está em festa. Há 8 anos, o projeto era iniciado pela Faculdade de Geografia e Cartografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Em comemoração a esta data, o Centro Cultural da Justiça Eleitoral recebe, a partir desta sexta-feira, 18 de janeiro, uma exposição com fotos das caminhadas realizadas pelo projeto durante os últimos anos de programação.

A exposição foi proposta por representantes do Centro Cultural da Justiça Eleitoral, que propuseram aos responsáveis pelo projeto uma parceria. A exposição busca mostrar o crescimento do Roteiros Geo-turísticos por meio das fotos, desde sua criação, em 2011, até janeiro deste ano, além de mostrar o principal foco do projeto: preservar, valorizar e proteger o patrimônio cultural paraense.

Nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2018 foi realizado em Rio Grande – RS o I Encontro sobre os Impactos da Mineração no(a)s Pescadore(a)s Artesanais e II Seminário Regional sobre os Impactos dos Projetos de Mineração. Esse evento foi promovido pela secção local do ANDES na Universidade Federal do Rio Grande – FURG em parceria com o Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais - MPP.

 O Geógrafo Cristiano Quaresma de Paula, pós-doutorando do PPGGEO da UFPA e pesquisador do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia – GAPTA participou do evento, onde destacou a territorialização das comunidades tradicionais e o processo de constituição de um território de luta, frente ao avanço das atividades da modernização, como a mineração, e seus impactos, disputas e conflitos.

Um dos encaminhamentos do evento foi à construção de uma carta pública para descortinar esse contexto para a sociedade geral e encaminhar às autoridades responsáveis. 

 

O PPGEO parabeniza a aprovação dos projetos de pesquisa dos coordenadores do Programa na Chamada Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), os professores doutores João Marcio Palheta da Silva e Jovenildo Cardoso Rodrigues.

Além disso, parabenizamos os professores do Instituo de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA, Wilma de Nazaré Baía Coelho (Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB) e Diogo Menezes Costa (Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGA) que também tiveram projetos aprovados na mesma Chamada.

 

Confira a lista de aprovação:

http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/6701602

 

SOBRE O EVENTO

A proposição do I Encontro Latino-americano de Movimentos Socioespaciais e Socioterritoriais é resultado de um processo, de mais de trinta anos, construído por pesquisadores de movimentos que realizam pesquisas em vários países e que têm trabalhado com avanços teóricos, metodológicos e transformações das realidades. É também um espaço para o diálogo da geografia com outras áreas do conhecimento para debater sobre as contribuições teóricas e metodológicas que cada área vem construindo. 

A finalidade do I Encontro Latino-americano de Movimentos Socioespaciais e Socioterritoriais é proporcionar amplo debate à rede internacional de pesquisadores a respeito da contribuição da geografia e de outras áreas do conhecimento sobre os estudos de movimentos de todos os tipos, escalas, lugares e tendências. Permitirá também conhecer o conjunto das políticas públicas que nascem das ações dos movimentos socioespaciais e socioterritoriais para o desenvolvimento territorial. Com estas atividades pretendemos contribuir com a superação do processo de criminalização dos movimentos, inclusive de preconceitos contra populações e gêneros.

 

Para saber mais sobre o evento, acesse o site: socioterritorial20.wixsite.com

 A abertura do Seminário contou com a presença do Presidente da ANPEGE, alunos e professores para discutir o atual cenário da pesquisa científica na geografia. O evento segue até quarta-feira. 

 

O PPGEO realizou na manhã de hoje a abertura do I Seminário de Pesquisa do Programa no auditório do Instituto de Geociências da UFPA. O evento teve início com uma conferência intitulada “Cenários da Pós-graduação em Geografia” ministrada pelo Prof. Dr. Manoel Fernandes de Sousa Neto, Presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE).

O Seminário é uma programação organizada por pesquisadores do Programa com o objetivo de realizar um intercâmbio entre pesquisadores da Amazônia de diversas áreas e promover o fortalecimento da pesquisa na região.

Atenção! O prazo para o envio de trabalhos para o I Seminário de Pesquisa-PPGEO foi prorrogado. O trabalhos devem ser enviados para o e-mail:  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Critérios para submissão de trabalhos:

Serão aceitos, para apresentação oral e publicação site do programa, trabalhos resultantes de pesquisas sobre o espaço geográfico amazônico que sigam os seguintes Critérios:

1) Título;

2) Nome(s) do(s) Autor(es);

3) Mini currículo(s) com o(s) Contato(s) de E-mail do(s) Autor(es);

4) Resumo, Parágrafo único com: Apresentação, Objetivos, Metodologia, Resultados, Conclusões Prévias);

5) Palavras-chave;

6) Conteúdo do Texto Principal: Introdução, Resultados, Considerações Finais e Referências Bibliográficas.

- Mínimo de 10 e máximo de 12 Laudas, com espaçamento de 1,5;

7) Ser aluno de programa de pós-graduação;

- Para alunos do PPGEO regularmente matriculados é obrigatório e avaliativo.

- Ex-alunos também podem submeter trabalhos.  

8) A comunicação oral ocorrerá em sala e horário a serem definidos e informados neste site. 

9) Cada autor poderá submeter apenas um trabalho como autor principal e até dois como co-autor. 

 

Todos os trabalhos devem ser encaminhados para o email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO Mestrado e  Doutorado) da Universidade Federal do Pará, no ano de 2018, completou 14 anos de existência. Nesses anos vêm contribuindo com a formação de lideranças intelectuais para o mundo, para o Brasil e para Amazônia, recebendo alunos, pesquisadores e professores de todas essas escalas geográficas. Sua linha de concentração, Organização e Gestão do Território, destaca duas linhas de pesquisas: Dinâmicas Territoriais na Amazônia e Dinâmicas Socioambientais e Recursos Naturais na Amazônia. O Objetivo desse evento é divulgar e promover o intercâmbio da produção geográfica contemporânea entre a comunidade científica, destacando o papel da pós-graduação em Geografia na região Amazônica.

As inscrições para participar do evento, devem ser realizadas gratuitamente pelo SITE (Pedimos aos participantes que não imprimam o arquivo em PDF enviado com a confirmação de inscrição, nele você receberá um QRcode que deve ser apresentado na tela do seu celular durante o credenciamento. Vamos contribuir com a preservação do meio ambiente!)

Link-Evento-FACEBOOK

O Ministério do Planejamento, orçamento e gestão através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE lançou a nível nacional o livro ‘Brasil em Números’-Brazil in Figures, volume 16-2018 na última sexta-feira no Museu do Estado do Pará. Este é um perfil socioeconômico do nosso País editado todos os anos e nos ajuda a dimensionar a realidade do nosso país em toda a sua diversidade.

O livro conta com a colaboração, entre outros pesquisadores dos professores João Márcio Palheta e Christian Nunes da Silva do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO-UFPA). A obra está à venda no site do IBGE.

 

 

 

O PPGEO torna público os Editais ao MESTRADO E DOUTORADO, turmas 2019.

OBSERVAÇÃO

MESTRADO: 17 vagas para demanda social e 05 vagas para Programa de Apoio

à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos – PADT.

DOUTORADO: 17 vagas para demanda social e 04 vagas para Programa de Apoio

à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos – PADT.

coordenação:

Profa. Dra. Maria Goretti da Costa Tavares (PPGEO-UFPA) - Patrimônio e Educação patrimonial no Centro Histórico de Belém.

Dr. Everaldo Batista da Costa (GEA-UNB) - Riscos e potenciais de preservação patrimonial na américa latina e caribe.

Drª. Ilia Alvarado-Sizzo (UNAM-MÉXICO) - Sincretismo, religiosidad e identidad territorial de la península de yucatán, méxico

Dr. Fernando Luiz Araújo Sobrinho (GEA-UNB) - Cidade, patrimônio e agricultura tecnificada no cerrado do brasil central.

 

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Geografia torna Público EDITAL ao Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD.

O Programa de Pós-Graduação em Geografia / PPGEO/UFPA, com profundo pesar lamenta mais essa tragédia nacional.

Na última quarta feira às 17:00 horas o professor Ruy Moreira esteve ministrando palestra para os alunos do Programa sobre os novos rumos do olhar geográfico. 

Título: “Cartografia Geoliterária Uma Proposta Teórico-Metodológica Para os Estudos Geográficos”

 

Autor: Walter Luiz Jardim Rodrigues 

 

Quando se luta, nos construímos como sujeitos individuais, coletivos e como seres humanos. É essa mensagem que o convívio cotidiano com o companheiro Ulisses Manaças nos ensinou.

Ulisses é um ser humano inigualável e nos acompanhou em todos os momentos, fáceis e difíceis, com a clareza política e a humanidade que lhe caracterizava.

Neste momento difícil para todos, reafirmamos os compromissos que assumimos com você durante a luta do povo. Você sempre perguntava: “você não acredita em mim?”

Nós acreditamos, companheiro e por isso lutamos. Acreditamos na reforma agrária, na educação do campo, na agroecologia, no feminismo, na luta contra o racismo, o patriarcado e o latifúndio. Por isso lutamos e agradecemos a estas lutas porque foram elas que nos fizeram companheiros.

Nas últimas horas, uma justiça se fez. O coração foi o último órgão a parar, porque ele era seu órgão mais forte.

Neste momento sentimos a sua falta e isso tem que ser respeitado. É a maneira como conseguimos expressar a sua falta. Mas logo continuaremos a caminhada, porque esta é a maneira de expressar a sua vida.

De luto, suspenderemos por dois dias (16 e 17/08) as nossas atividades do curso de geografia das águas e da terra que, hoje, a partir de uma decisão coletiva, denomina-se Curso de Geografia das Águas e da Terra Ulisses Manaças, para nos dispidirmos de você.

Estivemos, estamos e estaremos sempre juntos, companheiro.

 

Curso de Geografia das Águas e da Terra Ulisses Manaças.

 

Título: “Espacialidades do Patrimônio Natural na Amazônia: Produção do espaço em Cotijuba, Belém-PA”.

Autor: Nabila Suelly Souza Pereira

Título: “Dinâmica da Paisagem e as Transformações Socioespaciais Ocorridas na Agrovila Princesa do Xingu, Altamira-PA de 1972 a 2016”.

Autor: Tassia Stefany Lima Bezerra

O Programa de pós-graduação em geografia da Universidade Federal do Pará divulga a nova edição da Revista GeoAmazônia intitulada "Rio Tiputini: O Refúgio da Diversidade". Acesse através do LINK

A GEOAMAZÔNIA é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará, que tem por objetivo divulgar matérias concernentes aos estudos e reflexões no campo da Geografia e de áreas afins. Nela são acolhidos textos sob a forma de artigos, notas de pesquisa e resenhas, de todos os que se interessam e participam do conhecimento propiciado pela ciência.

Hoje 28 de junho de 2018 ocorrerá às 14:30 no PPGEO o exame da primeira banca de qualificação de doutorado do programa de pós-graduação em geografia, com o trabalho intitulado "Análise Geoambiental e Ecodinâmica da Paisagem: Subsídios para Gestão Ambiental Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari-AP" do aluno Alan Nunes Araújo

Título: “Desterritorialização Produtiva no Marajó: Análises Geográficas no Município de Breves Pós-Declínio da Atividade Madeireira (2000-2015)”

Autor: Odair José Aragão Alves 

Título: “A Memória Cabana na Gestão Urbana em Belém, Pará”  

Autor: Antônio Sérgio de Souza Júnior

Os alunos e professores do PPGEO assistiram ontem a palestra “O Sofrimento Psíquico” ministrada pelo professor Paulo de Tarso de Oliveira, coordenador do programa de pós-graduação em psicologia no auditório do IFCH. Com uma abordagem leve, mas profunda o professor abordou questões relacionadas aos transtornos psicológicos e as diversas dificuldades que alunos e professores enfrentam entre trabalhos e avaliações no cotidiano acadêmico.

 

A rotina acadêmica de aulas, trabalhos, noites sem dormir, seminários e tantas metas a alcançar pode se tornar um problema para a maioria dos alunos no ensino superior. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil 9,3% da população tem o transtorno de ansiedade.E você pode estar incluído nessa estatística. Para saber mais sobre o assunto compareça a nossa palestra onde será discutido este e outros assuntos.

14 DE MAIO DE 2018 ÀS 14:OO H

Título: “Da Ria à Estrada: O Papel e o significado das pequenas cidades no Nordeste Amazônico, o caso de Marapanim, Pará”  

Autor: Paollo Schmuellermann Kyprianous de Oliveira

Título: “Geografia Política e o Setor Mineral: As Proposições Legislativas que Impactam a Gestão dos Territórios com Mineração no Estado do Pará - 2011 a 2016”

Título: “Paisagens Rurais e Políticas de Estado no Município de Moju/PA”

Autora: Mirian Maciel da Costa

Na manhã de hoje a professora doutora Maria Goretti da Costa Tavares do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPA (PPGEO) e Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA (FGC) foi condecorada em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, com a medalha de Direitos Humanos “Paulo Frota” pelo projeto de extensão "Roteiros Geo-turísticos” desenvolvido e coordenado no Grupo de Pesquisa de Geografia de Turismo (GGEOTUR-FGC/UFPA).  

A honraria é concedida a personalidades ou instituições sem fins lucrativos que contribuem para a defesa dos direitos humanos no estado. O projeto consiste em realizar passeios pela cidade de Belém dando ênfase a locais históricos, pontos turísticos, à geografia e arquitetura, tem tido grande relevância na preservação e fortalecimento do vínculo da sociedade da capital paraense com a história local e sua identidade.

 

Texto: Victor Melo - Bolsista PPGEO

 

 

Título: “Marapanim Terra do Carimbó: Ensaios de Geografias e Culturas”

Autor: Felipe Giordano Azevedo da Silva

RETIFICAÇÃO DE HORÁRIO, 11:30

Título: “Entre o Vivido e o Concebido: As dimensões da Produção do Espaço numa Comunidade Quilombola”.

Autor: Carlos Alberto de Souza Mascarenhas  

Título: “Produção do Espaço, Território, e Violência em um bairro periférico de Belém: Cartografia dos Homicídios dos anos de 2011 a 2015, Guamá-PA”.

Autora: Lorena de Lima Sanches Santana    

O evento objetiva reunir e debater questões de interesse do GAPTA e que foram fruto de pesquisas de seus pesquisadores e discentes nos últimos anos. A proposta busca um diálogo e a divulgação das pesquisas, como forma de contribuir com a produção científica e a qualificação do debate da Geografia Paraense. 

Para mais informações sobre o evento clique AQUI

          Na última semana duas programações marcaram o começo de mais um semestre no PPGEO e deram as boas vindas às novas turmas de mestrado e doutorado desse ano: o Seminário Discente e a Aula Magna. 

Título: “Pesca e Territorialidade na Comunidade de Achada Ponta (Ilha de Cabo Verde)”  

Autor: Henrique da Luz Monteiro Silva

Título: “A Dinâmica Territorial dos Homicídios na Cidade de Belém-PA: Um Estudo Das Ocorrências no Bairro do Jurunas entre 2011-2015”

Autor: Leonardo de Souza Alves

Título: “Impactos de Hidroelétricas na Atividade Pesqueira: Estudo de caso a partir dos Pescadores Artesanais do Município de Ferreira Gomes, Amapá-Brasil”.

Autora: Vicka de Nazaré Magalhães Marinho

Título: “Dinâmicas da Paisagem do Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Igarapé-Açú-PA: Subsídios ao Planejamento Ambiental”

Autora: Clícia da Silva Santos

REITERAMOS O CONVITE À AULA MAGNA DO PROGRAMA. 

 

Título: “Produção da Moradia e Desigualdades Socioespaciais uma análise do PMCMV em Ananindeua, Pará”

Autor: Márcio Rubens dos Santos Cardoso

Título: “Desterritorialização do Baixão do Tufi: Da formação espacial aos novos Reassentamentos Urbanos Coletivos em Altamira-Pará”

Autor: Rodolfo Pragana Moreira

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) divulgou dia 12 de janeiro de 2018, o resultado das bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). As Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa (CNPq, 2018).

O PPGEO parabeniza os docentes do programa: O professor JOAO MARCIO PALHETA DA SILVA que renovou sua bolsa e a nova contemplação para o professor CLAUDIO FABIAN SZLAFSZTEIN.

 

A Universidade Federal do Pará, através do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, torna público o Edital para a seleção de candidatos à turma 2/2018 do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), reconhecido pela CAPES, para um total de 03 (três) vagas adicionais na área de concentração ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO TERRITÓRIO, reservadas o total de vagas para o Termo de Cooperação Técnica 001/2018, exclusivamente à docentes do quadro permanente da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amapá (IFAP), sem rejuízo da oferta normal do Programa. As vagas serão distribuídas de acordo as duas linhas de pesquisa do PPGEO: Dinâmicas Territoriais na Amazônia e Dinâmicas Socioambientais e Recursos Naturais na Amazônia, distribuídas conforme o processo seletivo por temática de projeto de doutorado de cada candidato, associado as linhas de pesquisas do programa e dos docentes do doutorado, presente neste edital. O processo para inscrição de candidatos será realizado de 27 de fevereiro a 23 de março de 2018, e as etapas pós-inscrição de acordo com o calendário previsto neste EDITAL.

28 DE FEVEREIRO ÀS 14:00

Título: “Faces da Metrópole: Desigualdades Socioespaciais e Violência no Distrito de Icoaraci, Belém-PA”.

Autora: Marcelle Peres da Silva

Título: “Gestão do Território como uma Ferramenta de Resiliência para a Mudança Climática na Amazônia Equatoriana”

Autor: Francisco Javier Moscoso Silva

Local: Auditório do CEAMAZON - Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá-UFPA

Clique e confira a programação...

Sobre o Ministrante:

Possui graduação em Ciências Econômicas pela UFPA (2000), Especialização em Teoria Econômica pelo Instituto Superior de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (ISEF/FGV-RJ), Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é Professor Adjunto de Economia do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da mesma universidade (PPGGP/NAEA/UFPA). Foi Presidente do Conselho Regional de Economia do Estado do Pará (CORECON/PA) por dois mandatos e é atual Conselheiro Efetivo do Conselho Federal de Economia (COFECON). Foi Secretário de Controle Interno do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Planejamento Regional e Urbano, Desenvolvimento Regional e Economia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Arranjos Produtivos Locais, Políticas Públicas, Controle de Políticas Públicas, Gestão Pública, Agências de Desenvolvimento Regional, Descentralização Regional, Consórcios Públicos e Planos de Desenvolvimento Regional.  É Conselheiro Efetivo do Conselho Federal de Economia (Cofecon), onde coordena a Comissão de Desenvolvimento Regional e integra as comissões de Educação e a de Política Econômica, bem como representa a entidade no Movimento da Auditoria Cidadã da Dívida.

A TV Nazaré preparou uma matéria especial sobre projeto de extensão Roteiros-Geoturísticos  do grupo de pesquisa de geografia do turismo (Ggeotur) da faculdade e programa de pós graduação em geografia, e a contribuição do projeto na valorização do patrimônio histórico da cidade. Confira a matéria completa no LINK

Como parte do projeto aprovado em primeira fase no edital do Programa de Apoio Interinstitucional (PACI), o professor José Sobreiro Filho do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (PPGEO-UFPA), esteve em viagem no mês de outubro, visitando as universidades de Cardiff localizada no Reino Unido e a Universidade de Amsterdã fomentando o processo de internacionalização do Programa.     

O Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO se solidariza com os participantes e organizadores do Encontro Científico “Veias Abertas do Xingu”, realizado para debater o projeto de exploração de ouro no rio Xingu, este ontem interrompido, de forma antidemocrática, por um grupo de pessoas que cercearam o debate científico e democrático realizado nas dependências da UFPA. A ciência não pode sofrer cerceamento, nem ameaças ao debate que interessa a toda sociedade, a Universidade é um espaço plural, mas que não tolera a ignorância, a falta de democracia nem tampouco o cerceamento da ciência. 

A Direção do PPGEO.

Título: "Paisagem, Memória e Cultura: A Geopoética do Habitar Ribeirinho na Amazônia-Marajoara (Pará)" 

Autor: Felipe Kevin Ramos da Silva 

Título: "Estudo da Dinâmica da Paisagem da Micro Bacia do Rio Maguari-Açu - Utilizando a Metodologia Peir" 

Autor: Genisson Rodrigues 

AQUI

Conforme o edital a classificação geral considerou o resultado da prova escrita e análise do currículo.

RESULTADO AQUI

Atenção! Prova de proficiência em língua estrangeira: Dia 28 de novembro TERÇA-FEIRA, de 09:00 às 13:00 horas. Local PPGEO - IFCH/UFPA.

É permitido o uso de dicionário.

CONFIRA AQUI -  Entrevistas: 24 de novembro de 2017, sexta-feira - Manhã e Tarde

 

RESULTADO AQUI

Atenção, RETIFICAÇÃO! Prova de proficiência em língua estrangeira: Dia 28 de novembro TERÇA-FEIRA, de 09:00 às 13:00 horas. Local PPGEO - IFCHA/UFPA.

É permitido o uso de dicionário.

RESULTADO AQUI  

OBS: Os horários das entrevista serão divulgados amanhã. Portanto as entrevistas dos candidatos aprovados será na sexta-feira 24/11/2017. 

CONFIRA AQUI - Entrevistas: 23 de novembro de 2017, quinta-feira – Manhã e Tarde

O lançamento do livro produzido pela Editora GAPTA/UFPA ocorrerá durante a realização do SIALAT 2017 e terá a presença dos colaboradores da obra. 

O SIALAT é um evento que pretende despertar para lacunas em estudos no campo das ciências sociais. Trata-se de temas relacionados ao  desenvolvimento e  a colonialidade, considerando abordagens críticas  e comparativas. Haja vista os objetivos propostos e toda a organização que está sendo levada a termo, o SIALAT traz uma contribuição enorme a construção do campo das ciências sociais e da sociologia em particular, sobre a América Latina.

Os pesquisadores Christian Emanuel Jara, Ramiro Rodriguez e Raúl Paz da Universidad Nacional de Santiago del Estero e Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) da Argentina, estiveram no último dia 03 de novembro  ministrando a palestra “Campesinato, Estrutura Agrária e Modelos de Desenvolvimento em Disputa” para os alunos do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA (PPGEO) e ao público geral. A palestra foi mediada pelo professor do programa, José Sobreiro Filho. 

Título: “Contribuições ao Estudo do Clima de Altamira-PA: Percepção do Clima Urbano”

Autor: Aldani Braz Carvalho

 

 A palestra vai abordar o processo de formação agrária na Argentina, além dos modelos de desenvolvimento rural na América Latina.

Entrega da Comenda Ordem do Mérito "Coronel Fontoura" no grau de Cavaleiro, ao Prof. Dr. Clay Anderson Nunes Chagas recebida no Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Pará dia 25 de setembro de 2017.

 

A produção científica da Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará no quadriênio insere o programa no quartil superior Muito Bom, 560,83 pontos. O programa realizou grandes esforços no delineamento de uma estratégia de publicação qualificada, dado evidenciado no atingimento da terceira maior produção nacional, em termos de pontuação. Trata-se de uma produção muito bem distribuída e em relação à qual 75% dos DP’s obtiveram pontuação superior à da mediana da área (200) dado acima do determinante do perfil de docentes de um programa nota 4. Considerando os veículos utilizados, 100% dos DP’s publicaram em periódicos A1 e A2 e 16,7% em L4 e L3.

Inscrições:

Período I - 18 de setembro a 05 de outubro 

Período II - 06 a 20 de outubro 

Confira a Programação:

 

      O Prof. Dr. Carlos Alberto Feliciano da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita – Unesp, esteve ontem dia 18, no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) ministrando a palestra “Violência e (re) existência territorial: Ataque aos povos do  campo no Brasil do século XXI”, junto ao programa pós-graduação em geografia da UFPA (PPGEO). 

Pedimos Desculpa pela Alteração de data do Evento 

I SEMINÁRIO DE PESQUISA:

 Dinâmicas territoriais do espaço rural na Amazônia 

 27 de setembro de 2017 no auditório do IFCH

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - PPGEO

 

Data: 16 de setembro de 2017 (sábado)

Saída:  Praça das Sereias (em frente ao Cinema Olympia) às 8.30 h

Percurso: 

Cinema Olympia - Praça das Sereias - IEP - Avenida Nazaré - Palacete Bolonha - Avenida Governador Jose Malcher - Coretos e Praça da República - Teatro da Paz - Grande Hotel - Presidente Vargas - Rua Santo Antônio - Paris N´América - Praça dos Estivadores

Inscrições gratuitas pelo link:  https://goo.gl/forms/85cMwLboc4LQmS2W2

Facebook: 
https://www.facebook.com/roteiros.geoturisticos.31
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCxFKirHGDdA0sXGUJqfVCoQ?feature=hovercard

Homologação de inscrições ao EDITAL PNPD-01/2017: SELEÇÃO DE BOLSISTA PNPD/CAPES/UFPA/PPGEO, por ordem alfabética:

CANDIDATO(A) 

XII ENANPEGE (Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Geografia)

Geografia, Ciência e Política: Do Pensamento à Ação, da Ação ao Pensamento. https://goo.gl/4pzZhA

 

 

Ministrante: Profª. Drª. Cynthia Simmons

Dia: 06 de julho -

Hora - 9h

Local: Auditório “Enrique Campbell” - Instituto de Geociências/UFPA

O prazo para envio dos resumos para o II Seminário Internacional América Latina: Políticas e Conflitos Contemporâneos foi prorrogado. Envio de resumos até o dia 20 de julho de 2017.