Os pesquisadores Christian Emanuel Jara, Ramiro Rodriguez e Raúl Paz da Universidad Nacional de Santiago del Estero e Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) da Argentina, estiveram no último dia 03 de novembro  ministrando a palestra “Campesinato, Estrutura Agrária e Modelos de Desenvolvimento em Disputa” para os alunos do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA (PPGEO) e ao público geral. A palestra foi mediada pelo professor do programa, José Sobreiro Filho.

Na ocasião foram apresentadas as pesquisas e realizado um debate com base nas reflexões a partir da experiência do espaço agrário argentino destacando o processo de formação socioespacial, produção, questão agrária, conflitos e movimento sociais. Os pesquisadores também abordaram questões atuais pertinentes ao Brasil e a Argentina que possibilitaram análises comparativas desde a escala local, produção e desenvolvimento territorial, até a nacional, enfatizando as políticas do governo federal.

Nesse sentido, Raúl Paz releva que: “Aqui no Brasil nós identificamos uma estrutura agrária muito similar a da província em que nós vivemos, Santiago del Estero. A ausência de limites definidos nas áreas de exploração agropecuária, a presença das áreas ocupadas por povos tradicionais localizadas dentro de áreas de exploração agropecuária, fruto dessa ausência de limites”. Sobre as similaridades de ambos os países Jamiro Rodriguez aponta: “São países com dinâmicas territoriais bastante parecidas quando se analisa do ponto de vista histórico, e com isso nós podemos aprender muito uns com os outros”.

Em boa parcela da América Latina, quando o assunto é desenvolvimento agrário, a disputa territorial parece frequentemente associada ao conflito entre as comunidades tradicionais, o campesinato e o agronegócio. “Realmente são um grande problema as desigualdades promovidas pelo avanço desmedido do capitalismo agrário. Isso pode ser observado tanto na Argentina quanto no Brasil. Esses conflitos resultantes da falta de políticas que delimitem os espaços de exploração. Aliás, na Argentina passamos por uma grave situação de descaso do governo para com a agricultura familiar que não é vista como um setor em que se deva investir. O que é um equívoco” afirma Christian Jara.

A vinda dos pesquisadores à UFPA faz parte de um projeto de cooperação aprovado entre Brasil, Uruguai, Colômbia e Argentina, no qual o Pará é representado pela equipe composta pelos professores doutores Jovenildo Cardoso Rodrigues, Adolfo Oliveira Neto, João Márcio Palheta da Silva, Christian Nunes da Silva e José Sobreiro Filho coordenador da equipe.

Texto e Foto: Victor Melo_Estagiário em Comunicação PPGeo